Uma excelente fonte de inspiração e a principal referência das redes sociais para profissionais de diversas áreas! Essa é a descrição de um exemplo de match que dá cada vez mais certo: Pinterest e arquitetura, e você precisa conhecer agora mesmo.
Essa rede social nascida nos Estados Unidos é um mural digital em que pessoas, marcas e empresas criam perfis para construir um portfólio de imagens. Trata-se do local ideal para compartilhar arquivos visuais (imagens), daí sua relevância para a arquitetura.
Os “pins”, como são denominadas as fotos, podem vir de vários sites (bastando instalar nas páginas o botão para o navegador) ou, ainda, do próprio Pinterest. Eles costumam se tornar verdadeiras tendências em arquitetura.
Neste post, você descobrirá por que o Pinterest é uma rede social eficiente para a arquitetura e as suas maiores vantagens. Boa leitura!
O funcionamento do Pinterest é intuitivo, bastando adicionar ou coletar imagens de lá. Assim, usuários — como arquitetos, estudantes de arquitetura, decoradores etc. — podem organizá-las em pastas próprias.
É possível, por exemplo, seguir perfis e pastas, que podem ser colaborativas, bem como firmar parcerias com outros perfis, de marcas e pessoas. Além disso, pode-se fazer marcações para facilitar a busca por temas, bem como adicionar comentários e dicas de arquitetura no Pinterest na descrição da imagem, e direcionar para outras páginas.
Ser uma ferramenta muito visual e com design arrojado faz do Pinterest a rede social queridinha de arquitetos e pessoas interessadas em decoração. Dessa forma, ela é perfeita para a divulgar diversos tipos de conteúdo, como:
O arquiteto pode, por exemplo, criar murais inspiradores com referências encontradas no Pinterest. Afinal, são mais de 180 milhões de perfis para se inspirar, segundo o site Veja Obra!
Confira, a seguir, 7 dicas imperdíveis para você conseguir criar um perfil atraente e postar fotos interessantes. Além disso, saiba como proteger o seu trabalho, conquistar novos contratos, e veja bons perfis para seguir na rede social de arquitetura!
Primeiramente, você deve criar um perfil atrativo, escolhendo uma boa foto de perfil e inserindo informações claras e interessantes. Dessa forma, é muito importante mencionar o tipo de trabalho que você realiza, pois esse será o seu diferencial. Finalize selecionando as categorias em que o seu conteúdo melhor se enquadra.
No Pinterest, as imagens podem ser “buscadas”, diferentemente do que ocorre com o Instagram — veja perfis de arquitetura no Instagram. Diante disso, fica fácil imaginar que os resultados clicados são os que mais chamaram a atenção. Dessa forma, é importante investir na produção das fotos e no seu tratamento final, bem como em sua descrição, para ser encontrado facilmente.
É muito fácil imaginar que todo trabalho bem-feito teve uma grande produção por trás. Entretanto, infelizmente, muitos usuários do Pinterest compartilham fotos de outros perfis sem mencionar o seu autor. Então, para não arriscar ver sua obra exposta por aí sem ser devidamente reconhecida, é fundamental inserir uma marca d’água nas imagens.
Inicialmente, publicar com uma frequência diária é o ideal. Para que o conteúdo fique organizado, é interessante postar um painel (board) por dia, com aproximadamente 15 pins. No entanto, a quantidade de boards e pins varia segundo a sua disponibilidade de conteúdo no momento. Assim, programe-se para manter seu perfil sempre atualizado.
Essa etapa é muito importante e pode auxiliar na valorização das imagens que você publicará. Enquanto no Facebook e no Instagram, por exemplo, a dimensão quadrada é a mais utilizada, no Pinterest, as fotos verticais são as mais aconselhadas.
Há uma razão para isso. Como as imagens do Pinterest são expostas lado a lado em seu feed e nos boards, convém que você invista na criação de gráficos e de outras formas de imagens informativas, visando a sua complementação.
Essa é uma etapa que merece muita atenção, veja ponto a ponto!
Além das imagens dos seus boards, as legendas também são fundamentais e precisam estar adequadas à imagem em que for inserida. É muito importante que suas informações sejam relevantes, já que será no momento em que forem visualizadas que seu perfil será diferenciado dos outros — podendo, inclusive, aumentar as chances você firmar novos projetos.
Também é crucial que as palavras-chave sejam estratégicas. Isso porque é por meio delas que seus projetos serão encontrados nesse mar de fotos que é o Pinterest. Dessa forma, não use muitas palavras aleatórias, em vez disso, opte pelo segmento adequado a cada imagem publicada e que considere o que potenciais clientes podem buscar.
Finalmente, seus links externos também precisam ser bem pensados e, assim, planejados de uma maneira que consiga conduzir os usuários a outros posts, bem como seus conteúdos que estejam disponíveis na internet, como no seu blog.
Seguir perfis ou boards interessantes é uma ótima maneira conseguir engajamento e acompanhar as novas tendências em arquitetura no Pinterest. Veja sugestões:
Agora que você já conhece a importância da relação entre Pinterest e arquitetura, saberá em primeira mão sobre o lançamento do perfil Roca Cerámica no Pinterest, e você precisa conhecer e seguir! Essa rede social propõe um novo olhar sobre os revestimentos: inspirador, aconchegante, moderno e único. Acesse e explore diferentes caminhos e transforme seu espaço.
Após ler o texto, ficou claro que o Pinterest é uma rede social fundamental para arquitetos. Além disso, você viu dicas imperdíveis para deixar o seu perfil atrativo e, por fim, pôde conhecer e seguir a página do Pinterest da Roca Cerámica!
Confira, agora, outros conteúdos do blog, acesse as outras redes da Roca (Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube) se inscreva na nossa newsletter.