AS VANTAGENS ECONÔMICAS DO DESIGN BIOFÍLICO NO LOCAL DE TRABALHO

Efeitos fisiológicos e psicológicos da exposição à natureza

Dentre diversas informações relevantes, o artigo mostra que a arquitetura biofílica no ambiente de trabalho atua na diminuição do estresse. Também, ajuda a manter a pressão arterial nos níveis adequados, aperfeiçoa funções cognitivas, aumenta o foco e a resistência mental.

Ainda, o design biofílico desempenha um papel notável na melhora do humor e na evolução das taxas de aprendizado. A consequência disso tudo? Maior produtividade e satisfação por parte dos colaboradores.

Para chegar a essas conclusões, o artigo analisou sete indicadores de eficácia nas empresas, sendo eles:

  • Doença e absenteísmo;
  • Retenção de pessoal;
  • Desempenho no trabalho (estresse mental / fadiga);
  • Taxas de cura;
  • Taxas de aprendizagem em sala de aula;
  • Vendas no varejo;
  • Estatísticas de violência.

Quando ligadas à arquitetura biofílica, todas essas métricas trouxeram ganhos notáveis para as empresas. Assim, puderam ser positivamente utilizadas para o aumento do lucro das companhias.

Como conclusão aos estudos e artigos apresentados, fica claro que a biofilia, quando bem aplicada, é positiva para todos os envolvidos:

  • Para os profissionais, que passam a atuar em um ambiente mais positivo e estimulante, que promove bem-estar e conforto;
  • Para as empresas, que contam com uma equipe mais motivada, bem-humorada e com as funções cognitivas mais aguçadas. Consequentemente, essa corporação tem a sua capitalização aumentada.

Implementando o design biofílico no escritório

Como garantir um ambiente de trabalho harmônico, que traga as características da arquitetura biofílica em seu interior e ofereça as suas vantagens para as os escritórios e suas equipes? Aposte nas tendências do design certeiras para isso.

Para te ajudar nesse processo, desenvolvemos diversas linhas que conversam com esse conceito. Elas prometem dar uma cara nova, cheia de energia e inspiração para o ambiente de trabalho.

Dentre elas, destaque para as linhas nas cores tendência para 2020: verde (Cotto) e terracota (Fire). Elas trazem duas novas cores impressas pela Roca – as tintas amarela e vermelha, – que, juntas, proporcionam tons que puxam para nuances verdes ou avermelhadas. Versáteis, deixarão o ambiente com um visual único, moderno e mais próximo à natureza.

Além das cores que aproximam o urbanismo da cidade com os elementos naturais, apostar em paredes estampadas com ícones da natureza pode complementar o seu espaço de trabalho e deixá-lo com uma pegada ainda mais biofílica.

Assim, para sentir-se imerso à natureza durante o expediente, que tal conhecer a linha Selva? Com padronização de plantas e demais elementos verdes, ela te transportará diretamente para o meio ambiente. Isso tudo sem precisar levantar da sua cadeira ou olhar através da janela!

Além das plantas, outro elemento da natureza que pode estar presente no ambiente de trabalho são as rochas, representadas pelas linhas Topázio e Alpi. Trazendo tranquilidade e elegância ao escritório, transmitem um ar de sofisticação e bom gosto.

Outra opção interessante para trazer o design biofílico para o ambiente de trabalho é apostar em porcelanatos que imitam a padronização de madeira. Eles trazem consigo uma união do aconchego das casas de sítios e fazendas com o urbanismo e sofisticação da cidade.

Bons exemplos desses porcelanatos são encontrados nas linhas PiemonteOldfarmAlvor e Vernon, que mostram as diversas cores, texturas e tipos de madeira que poderão ser utilizados no ambiente e deixá-lo cheio de personalidade. Reforçando, é claro, a sensação de estar em contato com o meio ambiente.

……

O design biofílico, além de trazer a natureza – e todos os seus benefícios já citados – para o ambiente de trabalho, também oferece possibilidades infinitas de combinações de cores, elementos e texturas. Quando bem aplicado, resulta em um local inspirador e que transmite conforto e paz, assim como é a natureza.

Compartilhe:

Relacionados