Realizar composição com diferentes quadros é uma forma simples e moderna de decorar as paredes e acrescentar um toque de personalidade ao ambiente. É possível criar composições discretas, divertidas ou minimalistas.
Porém, com tantas opções de formatos, cores e estilos, é comum termos algumas dúvidas sobre quais quadros utilizar para decorar um cômodo. A verdade é que não existe uma regra definida para realizar a composição. Porém, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a deixar o ambiente mais harmonioso.
A seguir, confira algumas dicas infalíveis para você não errar na composição de diferentes quadros!
De forma geral, os quadros devem ficar na altura média dos olhos, facilitando a visualização. Por esse motivo, recomendamos colocá-los a 1,60m ou 1,70m do chão. Porém, essa medida poderá variar de acordo com o tamanho do seu pé-direito, priorize sempre a proporção.
Caso decida utilizá-los sobre um sofá, cuide para que o início da moldura fique de 20 a 25cm mais alto que o encosto, para não atrapalhar quem está sentado. Se estiver em cima de uma cama, eles devem ficar a 60cm do chão se não possuir cabeceira, e se possuir, a 20cm de altura a partir do final da cabeceira.
Para definir o tamanho do quadro, você precisa verificar o tamanho da sua parede, visando sempre manter a harmonia. Se a parede for grande, você pode utilizar quadros maiores e com molduras largas.
No entanto, se a parede for pequena, aconselhamos investir em quadros menores e com molduras mais finas. Ademais, procure instalá-los com uma certa distância um do outro. Caso contrário, a parede poderá ficar com muitas informações e visualmente poluída.
Para uma composição bonita, os quadros não precisam, necessariamente, estar com uma distância milimetricamente igual. Na verdade, deixá-los com distâncias diferentes pode até acrescentar um pouco de ousadia na sua decoração.
O oposto também funciona muito bem. Deixar os quadros colados uns nos outros é a garantia de uma composição super moderna.
Existem diversos tipos de molduras no mercado, como as de madeira, bronze, vidro e coloridas. Para realizar a composição, você pode deixar sua imaginação livre e combinar diferentes tipos de molduras, sem regras.
Mas se preferir decorações mais sóbrias, aposte em molduras de madeiras ou as tradicionais brancas e pretas lisas.
Geralmente, as paredes em tons escuros combinam bastante com imagens em preto e branco ou com tonalidades mais sóbrias, como azul escuro, bordô e roxo.
Em contrapartida, as paredes com cores claras ornam muito bem com desenhos coloridos e vívidos. Porém, recomendamos sempre escolher uma cor predominante para realizar a composição.
Já nas paredes com cor vibrante, as imagens em cores claras são a melhor opção, pois ajudam a destacar a parede ao invés de disputar atenção.
É importante lembrar que no mundo da decoração não existe certo ou errado. Sente-se mais confortável utilizando quadros coloridos em uma parede colorida? Vá em frente e siga sua intuição.
Quando realizamos uma composição, podemos criar alguns formatos com um mix de quadros. A forma mais tradicional é a retangular, que prevê um quadro maior no centro e outros dispostos ao redor, formando um grande retângulo.
Outro formato muito utilizado é o quadrado. Do mesmo modo que a composição retangular, essa pede várias molduras de mesmo tamanho para ficarem rigorosamente alinhadas. Para os adeptos de um estilo mais descontraído, é possível dispor os quadros aleatoriamente, mas lembre-se de centralizar as obras de acordo com um eixo central.
Dica extra: Uma maneira de estudar estas composições é recortar papéis com o formato do quadro e com fita adesiva fixar na parede. Assim você poderá visualizar como ficarão antes de pregá-los.
Após a leitura, esperamos que você esteja pronto para realizar composições incríveis e impressionar na decoração. Qualquer dúvida, estamos aqui.