Recentemente, apresentamos quais serão as cores de 2021, segundo a WGSN. Para complementar esse conteúdo, reunimos as principais tendências para design de interiores. Antes de iniciarmos, é válido ressaltar que as tendências baseiam-se em pesquisas sobre o comportamento do consumidor.
Como 2020 foi um ano atípico, houve uma grande mudança na forma como as pessoas enxergam suas casas. Devido ao isolamento social e aos longos períodos dentro de casa, houve uma tendência, em nível mundial, de valorizar ambientes confortáveis e aconchegantes.
Confira as 04 principais tendências para 2021 e como acrescentá-las em seus próximos projetos.
Como o próprio nome sugere, o estilo escandinavo é originário da Escandinávia, região ao norte da Europa que engloba a Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Graças ao clima frio, desenvolveu-se a cultura de transformar a casa em um ambiente confortável e aconchegante.
Esse desejo foi muito latente em 2020 devido ao isolamento social que vivenciamos. No entanto, tudo indica que o conforto continuará sendo prioridade em 2021. Como resultado, teremos a valorização de tons claros, iluminação natural e claro, muita madeira.
A Roca Cerámica tem vários revestimentos com acabamento amadeirado, que representam fielmente a estampa da madeira. Em ambos os projetos abaixo foram utilizados revestimentos em tons claros. Ao combiná-los com itens de decoração em cores neutras, foi possível criar um ambiente típico do estilo escandinavo.
Em contraposição ao estilo escandinavo, observa-se a preferência por decorações coloridas. Não à toa, que boa parte das cores escolhidas pela WGSN para 2021 são tonalidades vívidas, como o Oxy Fire, Al.Aqua e Quiet Wave.
Para quem deseja acrescentar um pouco mais de cor, é possível investir em objetos decorativos coloridos e manter o restante do ambiente em tons neutros. No entanto, o contrário também é válido.
Os dois projetos abaixo, por exemplo, optaram por utilizar revestimentos coloridos nas paredes e manter os itens decorativos e móveis em tonalidades neutras.
Em 2020, compreendemos a importância do contato com a natureza e todos os benefícios que ela pode nos proporcionar. Portanto, nada mais lógico do que as plantas continuarem sendo uma forte tendência para esse ano.
Além dos tradicionais vasos e tecidos naturais, é possível trazer a natureza para dentro de casa com revestimentos que possuam estampas florais ou de folhagens.
O primeiro projeto utilizou o revestimento Selva, que possui uma estampa sutil de folhagens em tons de verde claro, e mesclou com alguns vasos de plantas. Assim, foi possível criar um ambiente que remete à natureza e mantém a sofisticação.
Já o segundo projeto, apostou no revestimento Marrocos, que apresenta estampas que representam folhas de forma geométrica, trazendo modernidade ao ambiente.
Como dissemos anteriormente, a busca por ambientes aconchegantes é uma constante. Dentro dessa linha, temos o handmade, tendência que vem ganhando cada vez mais espaço e promete se fortalecer ainda mais em 2021.
Em português, handmade equivale à “produzida à mão”. Essa frase, sozinha, já explica o conceito dessa tendência, que tem como característica a valorização de trabalhos manuais. Itens de decoração como colchas de tricô, tapetes de tecidos naturais e objetos de madeira, são grandes representantes desse estilo.
Outra forma de trazer a estética handmade para sua casa, seria por meio de revestimentos cerâmicos. A Roca Cerámica possui diversos produtos que seguem esse estilo e que foram inspirados em diferentes técnicas artesanais.
A primeira imagem corresponde à série Maiolica, caracterizada por estampas visualmente envelhecidas e diferentes nuances entre as peças. Seguindo essa mesma tendência, temos a série Porto, com estampas que remetem a tradicional azulejaria portuguesa.
Após a leitura, imaginamos que você esteja com várias ideias inovadoras para os seus projetos futuros. Se precisar de ajuda em algo, estamos aqui!