6 Livros para quem deseja saber mais sobre neuroarquitetura

Quando se começou a falar de neuroarquitetura, há algum tempo, a busca de informações era mais limitada, o que não acontece nos dias de hoje. Além do assunto estar mais presente no dia a dia das pessoas, atualmente surgiram cursos, palestras e muitos eventos dedicados ao assunto. Hoje, fica mais claro o poder da neuroarquitetura, que une arquitetura e bem-estar, para transformar os espaços e, consequentemente, mudar a vida das pessoas.

Nas nossas pesquisas, vários livros e bibliografias são consultadas com frequência, mas hoje vamos comentar aqui alguns títulos muito especiais – leituras obrigatórias para quem adora o assunto ou quer aprender mais.

Ambientes que inspiram, por Gabriela Sartori e Priscilla Bencke, Editora Gente

As fundadoras da Neuroarq Academy e parceiras na criação do Roca NeuroLab, primeiro laboratório de neuroarquitetura do Brasil inaugurado pela Roca Cerámica, Gabriela Sartori e Priscilla Bencke estão sempre em busca de estimular a discussão sobre os ambientes mais humanos, incluindo os estudos da neurociência como argumentos para comprovar o impacto do entorno no bem-estar das pessoas. Nesta publicação, a dupla defende que espaços têm o potencial de despertar talentos, habilidades e virtudes – ou o contrário, dependendo de como forem trabalhados. Gabi e Priscilla trazem vários aprendizados, desde analisar seu posicionamento para conquistar o cliente e impactar mais vidas por meio da arquitetura, até usar as áreas da neurociência, da psicologia e outras a seu favor na hora de pensar a arquitetura. Também há dicas sobre como aplicar as ferramentas EAPA® (Escala de Autopercepção do Ambiente) e EAMME® (Escala de Ambientes Memoráveis) em seu trabalho para torná-lo ainda melhor. Realmente, é uma leitura muito especial!

Como o Cérebro cria, por David Eagleman e Anthony Brandt, Editora Intrínseca

Em uma conversa sobre as criações que transformaram o mundo no que ele é hoje, o compositor Anthony Brandt e o neurocientista David Eagleman retratam os elos entre a criatividade na arte, na ciência e na tecnologia e mostram as rotinas básicas do software da inovação em funcionamento. Eles descrevem as ferramentas e as estratégias responsáveis pela inventividade de nossa espécie.

Nesta publicação sobre a mente criativa, a dupla busca responder sobre o que está por trás da capacidade — e do desejo — dos seres humanos de inventar. Ao mesmo o livro apresenta surpresas e curiosidades, além de dicas sobre como produzir ideias de sucesso. Como o Cérebro Cria deu origem a série de mesmo nome disponível na Netflix.

Dopamina – A Molécula do Desejo, por Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long, Editora Sextante

Como essa poderosa substântica química em nosso cérebro impulsionar o amor, o sexo e a criatividade – e controla quem somos, o que sentimos e o que fazemos. A chamada, logo na capa, já dá pistas desse título que nos possibilita entender melhor a própria condição humana após compreender o poder e o perigo da dopamina. A dopamina é o neurotransmissor que não só garantiu a sobrevivência dos nossos antepassados, como continua, até hoje, direcionamento

a maioria dos nossos comportamentos. Graças a ela fomos à Lua, encontramos a cura de várias doenças e nos esforçamos para transformar o mundo em um lugar melhor.

Exemplificando novas pesquisas, os autores afirmam que a dopamina não tem muita relação com prazer, mas proporciona a origem de um sentimento mais potente. Compreendê-la é o ponto-chave para explicar e até mesmo prever o comportamento de uma série espetacular de ações humanas: criar literatura, música e artes visuais, buscar o sucesso, descobrir novos mundos e novas leis da natureza.

Incógnito – As Vidas Secretas do Cérebro, por David Eagleman, Editora Rocco

O norte-americano David Eagleman é um dos cientistas mais respeitados dos novos tempos e comanda um departamento que leva seu nome na Baylor College of Medicine, em Houston. Este bestseller do The New York Time, revela os mecanismos não conscientes do cérebro, que dirigem diversas ações cotidianas, à revelia da vontade humana. Com exemplos retirados do cotidiano, das artes, da história e da literatura, David navega pelas profundezas do cérebro subconsciente, esclarecendo mistérios surpreendentes. Abrangendo danos cerebrais, localização de aviões, namoros, drogas, beleza, infidelidade, sinestesia, justiça criminal, inteligência artificial e ilusões de ótica, o título Incógnito é uma exploração emocionante dos subterrâneos da mente e de todas as suas contradições.

Neuromarketing, por Darren Bridger, Editora Autêntica Business

Darren Bridger é mestre em Métodos de Pesquisa Psicológica pela Universidade de Londres e possui mais de 15 anos de experiência na área de Neuromarketing. Pioneiro no campo da neurociência do consumidor, desenvolve técnicas inovadoras que fornecem soluções para as áreas de marketing, design, desenvolvimento de produtos e relações públicas.

Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores reúne diferentes insights sobre neuromarketing e técnicas de design baseadas nas mais recentes pesquisas sobre a neurociência. Com uma linguagem bem prática e profunda, essa espécie de guia pretende nos ajudar a obter mais resultados nas interações com clientes e consumidores. A ideia é potencializar a capacidade de desenvolver produtos, marcas, experiências, campanhas e demais iniciativas mais influentes e engajadoras.

Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, por Daniel Kahneman, Editora Objetiva

Daniel Kahneman é Prêmio Nobel de Economia e a partir dessa informação a curiosidade dessa leitura já aumenta. Ele analisa o processo de pensar, decidir e julgar e aponta dezenas de erros e desvios comuns nesses processos. Daniel também nos conduz a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. De uma maneira muito envolvente, o autor revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

Compartilhe:

Relacionados