A cerâmica é um dos materiais mais antigos utilizados pela humanidade, com registros de sua produção datando mais de 10.000 anos.
Inicialmente, serviu como utilitários domésticos mas, com o passar do tempo, evoluiu para ser uma das principais escolhas em revestimentos.
Hoje, no universo da construção, a última fronteira do revestimento cerâmico é o porcelanato – um material mais recente e que rapidamente conquistou espaço por suas características técnicas superiores.
Com isso, entender as diferenças entre cerâmica ou porcelanato é essencial para fazer escolhas assertivas em seus projetos.
Continue a leitura para saber mais!
A cerâmica é um material composto por argila, minerais e outros elementos naturais que, quando misturados, moldados e queimados, resultam em um produto final versátil.
Para isso, a argila é misturada com aditivos, proporcionando baixa condutividade térmica.
Em seguida passa pela secagem e remove-se a umidade residual para evitar rachaduras.
Logo, a massa é moldada em formatos específicos e submetida a temperaturas entre 900ºC e 1.200ºC que solidificam, diminuem a porosidade e conferem ao material maior resistência mecânica e à umidade.
No acabamento a cerâmica pode receber a esmaltação, responsável por proteger a peça e prepará-la para as etapas de acabamento, que conferem cor, estampa e textura.
Dessa forma, podemos dizer que devido às características de sua fabricação, como a condutividade térmica, resistência e versatilidade no acabamento, a cerâmica é comumente utilizada em diversos locais, especialmente em áreas externas e para decorações.
Embora ambos sejam materiais cerâmicos, suas composições e processos de fabricação resultam em diferenças marcantes que impactam suas aplicações.
Confira!
A cerâmica utiliza argilas comuns e minerais variados com queima em temperaturas mais baixas (900ºC a 1.200ºC), resultando assim em uma maior porosidade e menor resistência mecânica e à umidade que o porcelanato.
Já o porcelanato é produzido com argilas nobres e minerais finos queimados em temperaturas acima de 1.200ºC, sendo menos poroso, mais denso e resistente que a cerâmica.
Portanto, dependendo do acabamento, podem ser indicados, inclusive, para locais de alto tráfego, áreas molháveis e molhadas, como fachadas ou piscinas.
A cerâmica oferece uma vasta gama de designs, mas o porcelanato se destaca por sua capacidade de reproduzir com precisão materiais naturais, como mármores, pedras, cimento e madeiras.
Além disso, o porcelanato também está disponível em diferentes tamanhos, como os SuperFormatos, que são as lâminas e lastras em grandes dimensões da Roca Cerámica, oferecendo mais de 60 opções de estampas, em cinco formatos, consolidando o portfólio com a maior diversidade de texturas do país.
O piso cerâmico é, geralmente, mais acessível que o porcelanato, podendo ser um diferencial em alguns casos.
No entanto, é de extrema importância decidir pelo custo benefício a longo prazo, o que leva o porcelanato ao primeiro lugar na estratégia de escolha dos revestimentos.
A escolha do revestimento cerâmico ideal depende do ambiente e do estilo de projeto.
Veja mais!
Série Ceppo Di Gre– Roca Cerámica
Série Alpe– Roca Cerámica
Série Limestone – Roca Cerámica
A Roca Cerámica é referência no mercado de porcelanatos, unindo inovação tecnológica, design sofisticado e compromisso com a sustentabilidade.
Confira algumas das vantagens e inspire-se!
A Roca Cerámica apresenta uma seleção com mais de 40 séries exclusivas, que podem ser encontradas em lojas especializadas Select e apresentadas em seus catálogos.
Assim, seja qual for a série do revestimento escolhido, da estética artesanal do HandMade aos metalizados, passando também pelos materiais naturais, invista em produtos que combinam qualidade e design.
Quanto à versatilidade, o acabamento In/Out é uma novidade em porcelanatos.
Afinal, podem ser aplicados tanto em áreas internas como externas (exceto em decks de piscinas, escadas ou rampas externas, quando é indicado o acabamento ABS), possibilitando uma melhor integração entre essas áreas.
Já quanto à segurança para as áreas externas descobertas, além do acabamento ABS, a Roca Cerámica conta também com o Grip Plus, que garante suavidade ao toque com aderência extra.
A Roca Cerámica possui diversas práticas de sustentabilidade alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além disso, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), um padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas.
E aí, curioso(a) para saber mais sobre os revestimentos da Roca Cerámica e como eles podem renovar seus espaços?
Continue descobrindo com os Lançamentos 2024 e transforme seu projeto em novos patamares de design e inovação!