Anualmente, a Pantone escolhe a cor que representará os próximos 365 dias. Em 2023, a cor do ano é a Viva Magenta. Ela foi destacada por buscar refletir as transformações digitais e um período pós-pandemia.
Seja qual for o significado por trás da escolha do cor do ano pela Pantone, a coloração se torna tendência da temporada. Nesse sentido, ela pode ser representada de modo mais sutil ou em destaque, como na parede, no piso, como ponto focal, na marcenaria e muito mais.
Então, quer entender mais qual é o significado da cor do ano de 2023, além de conhecer 4 dicas para desenvolver projetos com essa coloração e muito mais? Continue a leitura e fique por dentro!
A Pantone é uma corporação dos Estados Unidos, com sede em Nova Jersey, considerada referência em cores. Isso porque ela tem domínio de tecnologias e sistemas capazes de criar colorações e reproduzi-las com precisão.
Por essa razão, desde 1999, a Pantone escolhe uma cor para simbolizar o ano, a partir do contexto histórico-político e cultural analisado. Assim, parte da equipe dessa empresa viaja para acompanhar e registrar os principais acontecimentos mundiais.
As cores escolhidas pela Pantone para representar cada ano refletem condições socioeconômicas, transformações culturais e outros fatos relevantes. Por exemplo, em 2022, a cor foi a Very Peri.
Trata-se de um tom que simboliza um período marcado pelas transformações globais e pela necessidade de inovar. Ao mesmo tempo, é uma coloração alegre e positiva, importante para um período em que a pandemia da Covid-19 começou a ser controlada mais intensamente. As cores dos outros anos foram:
Trata-se de uma tonalidade descendente de tons vermelhos, carmim e matizado, para ficar um meio-termo entre cores quentes e frias. Além disso, ela se inspira em elementos da natureza, como o vermelho da cochonilha, um dos corantes naturais.
Então, a escolha da cor do ano de 2023 pela Pantone buscou representar vigor, energia, força, coragem, otimismo e alegria.
O significado por trás da escolha dessa cor do ano de 2023 reflete os desafios que as pessoas precisaram superar nos últimos períodos, como a pandemia da Covid-19. Para a marca, esse tom mostra que é necessário encarar as adversidades com coragem e otimismo.
Ainda, a previsão é que o ano seja de mais “colheitas do que plantações”, devido ao maior controle dessa crise sanitária. Outro ponto considerado para a escolha do Viva Magenta é pela cor ser não convencional, simbolizando um novo mundo, após as transformações ocasionadas pela pandemia.
A cor Viva Magenta funciona tanto no universo físico quanto no digital. Isso é percebido, também, pelo conceito de ‘’Magentaverso’’, que explora a dinâmica entre Inteligência Artificial (IA) e criatividade.
Assim, são desenvolvidos espaços que proporcionam experiência tátil, auditiva e visual às pessoas. Afinal, a IA também se tornou um assunto popular e deve ganhar ainda mais força em 2023.
De qualquer forma, mesmo com a possibilidade de funcionar no universo digital, a cor Viva Magenta tem forte inspiração em elementos reais. É o caso do citado inseto cochonilha, apresentado de diversas maneiras, inclusive, no tom avermelhado.
A cor Viva Magenta pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura e decoração. A seguir, confira 4 dicas!
O tom avermelhado pode ser muito ousado para os mais discretos. Então, para trazer mais sutileza e até tornar o Viva Magenta um ponto focal de destaque, uma sugestão é combinar essa cor com outras, como cinza, preto e branco.
Por exemplo, você pode pincelar pontos com essa tonalidade em detalhes. É o caso de prateleiras, vasos, porta-retratos, quadros, tapetes, armários embutidos etc. Então, ao redor dessa cor e de maneira mais predominante, ficam cores neutras.
Da mesma forma que existe a clientela discreta, há a ousada quando o assunto são cores. Assim, o Viva Magenta pode ser aplicado até em todo o piso, tornando-se a estrela do projeto. Ela enfatiza a criatividade e a modernidade da arquitetura residencial ou comercial existente.
Outro ponto positivo dessa escolha é ser memorável para quem visita ou habita o espaço. Uma alternativa para ousar com a cor do ano de 2023 é na parede, com detalhes entalhados no teto e até em itens decorativos, como quadros.
Ambientes com essas características também costumam ser muito buscados pelos clientes. Logo, é possível alcançar esse objetivo ao usar tons off-white e amadeirado com o Viva Magenta. A madeira, por ser um material natural, e o branco porque traz a sensação de aconchego.
O tom avermelhado do Viva Magenta pode ser combinado com outros similares, como o terroso. Por exemplo, a parede pode ser revestida com a cor do ano de 2023 e móveis, como sofá e pufe, terem outras tonalidades.
Quando a cor escolhida para compor outros itens é menos saturada que a da parede, a sensação causada é de sofisticação. Ainda, para equilibrar e evitar cansaço na visão, outro elemento, como o tapete, pode ter uma coloração neutra, como cinza.
A Roca tem diversos revestimentos e porcelanatos, especialmente, os lançamentos, que podem ser combinados com o Viva Magenta. Além disso, a marca considera a definição de cor do ano feita pela Pantone para compor os catálogos dos produtos e satisfazer aos desejos do público.
Então, tirou suas dúvidas sobre a cor do ano de 2023, Viva Magenta, escolhida pela Pantone? Como visto, ela será tendência em diversos setores nos próximos 365 dias. Logo, é importante que arquitetos, decoradores e outros profissionais da área saibam utilizá-la em seus projetos.
Quer saber mais sobre os lançamentos da Roca Cerámica e como eles ajudam a compor o Viva Magenta? Baixe agora mesmo o nosso catálogo! Aproveite e leia mais conteúdos do blog!