Muitas pessoas sonham em montar uma cozinha preta devido ao tom de sofisticação e elegância que essa cor pode proporcionar a qualquer projeto de arquitetura. Além de um ar de imponência e modernidade, o preto é versátil para quem não abre mão do prazer de cozinhar todos os dias, visto que é fácil de higienizar.
Contudo, se não for montada de maneira estratégica, a cozinha preta pode reduzir a sensação de amplitude do ambiente. Por isso, é muito importante entender que a combinação do preto com outros elementos — como a iluminação natural, um acabamento artesanal e acessórios em inox e madeira — é o que realmente fará a diferença no resultado final.
Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo para que você conheça 6 ótimas dicas para montar a cozinha preta dos seus sonhos. Continue lendo para conferir!
Se você não gosta de arriscar muito quando se trata de decoração, apostando em estilos ousados, é praticamente impossível errar ao escolher inox e prata para a cozinha preta. O brilho do “efeito metal” desses elementos contrasta harmonicamente com o preto.
O inox e o prata podem estar presentes em peças básicas, como batentes e puxadores de portas dos armários pretos, e até em talheres e eletrodomésticos com detalhes metálicos. Sem dúvida, você dará um toque sofisticado para o ambiente, sem ter que fazer grandes alterações.
Dica extra: para evitar o excesso de frieza de uma cozinha preta e metálica, use o prateado com moderação.
Se você gosta de cores extravagantes, mas tem receio de usá-las nos outros cômodos da casa e não conseguir um resultado satisfatório, pode se aventurar na mistura de cores vibrantes e ousadas. Entre elas, estão o amarelo, o vermelho e o laranja na cozinha preta.
Você pode usar eletrodomésticos em cores diferentes para contrastar com o preto ou, simplesmente, trocar os puxadores dos armários e gavetas por materiais em cores diferentes. Ainda, é possível apostar em elementos adicionais de decoração coloridos, como vasos ou quadros.
Lembrando da “regrinha” básica do design de interiores: menos é mais. Ou seja, moderação sempre!
Cada cor traz um sentimento e uma energia diferentes, sendo marcante, moderno, informal, despojado, calmo ou vibrante, mas com a garantia de personalidade. Veja, abaixo, os principais conceitos associados às diferentes tonalidades ao serem adicionadas à cozinha preta:
Amarelo e preto é uma mistura, em particular, frequentemente escolhida quando o assunto é decoração da cozinha, pois proporciona um ar enérgico e estimulante, além de equilibrar sobriedade com ousadia. Sem dúvida, é uma ótima pedida para ambientes pequenos e sem janelas.
Embora o preto fosco na cozinha exija um pouco mais de iluminação para balancear o ambiente, é também uma aposta que traz amplas opções de misturas criativas. Por exemplo, se a temática do projeto de decoração permite que seja adicionada uma lousa preta, como em pubs e bares europeus, você terá espaço para escrever ideias, receitas e mensagens, proporcionando interatividade com as pessoas que frequentam o espaço.
Agora, se o que você curte é uma decoração mais tradicional e, ainda assim, queira usar o preto, pode apostar em azulejos. O fosco tem uma textura que não sobrecarrega o ambiente, ao mesmo tempo em que tira qualquer possibilidade de impressão de monotonia da cozinha.
O uso de elementos em madeira na cozinha preta pode trazer aquele toque rústico que você tanto procura. Proporciona uma sensação de acolhimento que só ambientes caseiros conseguem ter, especialmente, se for uma madeira clara e com acabamento “por fazer”.
Agora, se a ideia é elevar o nível de elegância da cozinha, trazendo um ar mais fechado e profissional, adicione itens em madeira escura. O resultado será impressionante, além de ser uma escolha confortável aos olhos, e praticamente impossível de errar.
Um dos pontos positivos em usar madeira na cozinha preta está no fato de que esse material orna muito bem com elementos naturais, como plantas e flores.
Branco e preto, certamente, é uma das combinações de decoração mais tradicionais que existem, e isso não é uma coincidência. O fato de essas duas cores serem extremos opostos proporciona uma mistura de sentimentos e energias muito interessantes, como a sensação de minimalismo e poder, ao mesmo tempo.
Com seu ar de sofisticação notável, a cozinha branca e preta traz diversas possibilidades de uso — além de ajudar na iluminação do ambiente. Por exemplo, paredes pretas com piso branco, móveis pretos com paredes brancas e assim por diante.
É preciso pensar em como a mistura de cores e elementos influenciará na experiência de estar nessa cozinha durante o dia a dia. A ideia é trazer conforto e comodidade, o que não combina com a dificuldade para assimilar muitas informações. Ou seja, mais uma vez, nossa dica é: tenha moderação.
Por fim, mas não menos importante, se você vai apostar tudo em uma cozinha preta, é importante saber que a iluminação tem um papel fundamental no ambiente, assim como em qualquer projeto de arquitetura para espaços internos ou externos.
Se a cozinha tem janelas, aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia, instalando cortinas leves e translúcidas. Já, para a noite, uma iluminação embutida em LED é uma ótima ideia para trazer claridade, estilo e modernidade para o lugar.
Como você pode ver, é possível montar uma cozinha preta muito elegante, sofisticada, prática e confortável. Para tornar o ambiente mais acolhedor, sem abrir mão do estilo, basta ter criatividade e bom senso na hora de misturar cores, elementos em materiais diferentes como madeira, inox e prata e, é claro, priorizar a iluminação natural.
Gostou deste artigo sobre como montar uma cozinha preta? Então, não deixe de conferir o nosso post sobre o que é arquitetura humanizada e qual a sua importância!