O dormitório é um dos cômodos mais importantes de um lar. É onde descansamos, relaxamos e nos preparamos para o dia seguinte. Por esse motivo, a decoração de quarto deve aliar beleza, sofisticação, aconchego e conforto. Isso vale para todos os quartos: de casal, de bebê, do filho adolescente ou mesmo do solteiro que mora sozinho.
Está sem ideias de como compor o décor? Saiba que é bem simples repaginar ou criar uma decoração do zero. Confira nossas dicas e se inspire!
Além de ser um elemento clássico da decoração, a madeira é um material coringa. Sua versatilidade faz com que enriqueça qualquer estilo decorativo.
O mais comum é estar presente nos móveis. Mas se você quer dar mais personalidade ao quarto, aposte em outros elementos em madeira, como uma parede com painel ripado atrás da cabeceira da cama e no revestimento do piso.
Como a madeira natural tem uma manutenção difícil e de pouca durabilidade — além de ser um material de alto custo —, o ideal é apostar no porcelanato amadeirado. Ele reproduz fielmente a madeira rústica com toda a sua estética: veios, textura e nuances destonalizadas, que se destacam com o efeito lixado.
As texturas acrescentam movimento à decoração. No entanto, seu efeito vai além: proporciona aconchego, pois quebra a dureza das superfícies lisas. Uma ótima maneira de conseguir esse resultado é caprichar na escolha da roupa de cama.
Edredom ou colcha macia, com almofadas que convidam ao toque, tornam a cama ainda mais convidativa. Quer potencializar o efeito? Aposte em mantas ou peseiras feitas em tricô. A trama dos fios dá um toque extra de textura.
Outra forma de enriquecer a decoração do quarto é utilizar revestimento nas paredes. Há porcelanatos específicos para essa área, com movimentos ondulados que reproduzem o trabalho das desempenadeiras. Trata-se de uma textura leve e que, com certeza, dará um efeito incrível no dormitório.
A decoração de quarto de casal é sempre um desafio. Afinal, é preciso aliar o gosto de duas pessoas. Para não ter erro, vale a pena apostar em uma composição mais sóbria. Longe de ser neutra, ela confere elegância a qualquer dormitório.
Uma paleta de branco, off-white, preto, tons de cinza e elementos em madeira vão ajudar a criar um ambiente moderno, atemporal e com muita personalidade. Quer aumentar o requinte e o estilo? Aposte no revestimento com porcelanato que reproduz com perfeição toda a delicadeza e imponência da pedra natural.
Deixe que o piso seja a grande estrela do quarto, com suas nuances cromáticas do cinza com delicados veios claros. Assim, aposte em móveis com linhas retas e elimine as estampas da decoração.
Nosso lar deve refletir nossa personalidade. Somente assim nos sentiremos à vontade nele. Então, o quarto não deve ser diferente.
Se você não abre mão do luxo e da sofisticação, invista em elementos nobres. O segredo é equilibrar. Caso contrário, poderá dar a sensação de desconforto visual e prejudicará a decoração do dormitório.
Quer um exemplo? O mármore é um dos materiais mais nobres. Use-o como revestimento no piso, em porcelanato em grandes formatos. Além disso, vale utilizá-lo em uma meia parede ou, até mesmo, no teto. Detalhes metalizados vão combinar muito bem com a proposta.
Mas como dissemos: equilíbrio é tudo. Se apostar em um revestimento assim, procure não ousar tanto nos detalhes. Preze pela qualidade dos móveis, objetos decorativos e roupa de cama, mas opte por elementos mais simples.
A iluminação não tem apenas a função prática nos ambientes. Ela é um elemento poderoso da decoração. Como a ideia é criar um clima intimista, prefira as lâmpadas de tom neutro ou amarelado, pois elas promovem conforto visual e dão a sensação de aconchego.
Além disso, aposte na iluminação indireta, que pode ser feita por meio de abajures, luminárias, pendentes, arandelas ou spots. Outra opção são as fitas de LED, que podem estar embutidas na sanca de gesso no teto, ou, ainda, contornando a cabeceira da cama.
Quer uma decoração ainda mais marcante? Em vez de cabeceira, utilize um revestimento até a metade da parede. Faça a transição entre o revestimento e a parede com uma canaleta que permite embutir fitas de LED. O efeito é incrível!
Livros e plantas são elementos que não têm erro no décor. Eles preenchem o espaço e não desviam a atenção. Podem estar nas mesinhas de cabeceira, em prateleiras, nichos ou sobre a mesa do cantinho de leitura.
Escolha seus livros preferidos e organize-os em pontos estratégicos. Com relação às plantas, o ideal é optar por espécies próprias para ambientes internos, como Lavanda, Filodendro, Lírio da Paz, Costela de Adão, Gardênia e Jiboia. Se você não tem muito espaço, aposte em pequenos arranjos ou nas suculentas, que são uma verdadeira tendência.
Porém, se o espaço permitir, vale a pena apostar em uma folhagem robusta no canto, como Camedórea-elegante, Palmeira Bambu, Licuala, entre outras. Essa opção é ideal para aqueles que não têm medo de ousar e prezam pela sofisticação.
Explorar as paredes é uma ótima maneira de enriquecer a decoração sem ocupar espaço. Para isso, nada melhor que utilizar composições de quadros. Opte por ilustrações que combinem com o estilo decorativo e que harmonizem entre si, tanto na paleta de cores quanto nos traços.
Escolha quadros de diferentes tamanhos. Com relação à moldura, elas podem ser iguais (desde que simples) ou eleger alguns para ter uma moldura mais trabalhada.
Não há uma regra para escolher a parede, pode ser até a de trás da cabeceira. Outra maneira de utilizar quadros na decoração é não fixá-los na parede, mas sim, acomodá-los sobre um rack ou aparador. Nesse caso, não exagere. Prefira quadros grandes e em menor número — dois ou três são suficientes para não pesar na decoração.
Como você viu, não é difícil fazer uma incrível decoração de quarto. Com poucas mudanças e a escolha certa dos elementos, você conseguirá criar um ambiente de muita personalidade e, ao mesmo tempo, com muito conforto e aconchego para transformá-lo em seu refúgio.
Quer mais ideias para decorar seu lar? Então, não deixe de conferir o Pinterest da Roca Cerámica e veja imagens lindas para se inspirar!