Dia mundial da arquitetura: conheça arquitetos famosos e suas obras!

dia mundial da arquitetura

A arquitetura é uma manifestação antiga. Os historiadores apontam que suas raízes estão associadas à construção das primeiras habitações humanas fixas, bem como à criação dos primeiros monumentos simbólicos, entre esses as famosas pirâmides, esculturas e estátuas.

Como a arquitetura faz parte da nossa vida e contribui para o nosso bem-estar, é merecido que seja reverenciada e celebrada, para lembrarmos da importância do seu papel na sociedade. Além disso, também é essencial aproveitar a data para conhecer melhor os grandes nomes e suas obras.

Mas, se você já procurou saber quando é comemorado o Dia Mundial da Arquitetura, provavelmente deve ter ficado confuso. Isso porque, em 1996, a União Internacional dos Arquitetos mudou a data que antes era comemorada em julho para outubro, sendo que também há uma data em dezembro.

Então, afinal, qual é o dia correto? Acompanhe o texto e entenda!

Quando é o Dia Mundial da Arquitetura?

Os registros mais antigos mostram que o Dia Mundial da Arquitetura era comemorado no dia 1º de julho. Essa data foi escolhida para lembrar a fundação da União Internacional dos Arquitetos (UIA), que aconteceu em 1º de julho de 1949.

No entanto, em 1996, em um evento sobre arquitetura que aconteceu em Barcelona, na Espanha, a própria UIA transferiu a data para que ocorresse sempre na primeira segunda-feira do mês de outubro, com o intuito de coincidir com o Dia Mundial do Habitat, designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1986.

Além disso, no calendário oficial brasileiro também há o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro. A data foi instituída pela Lei 13.627/2018 pois é o dia de nascimento do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012).

Portanto, há 3 datas para reverenciarmos a arquitetura:

  • 1º de julho — apesar da transferência da data, muitos países ainda comemoram nesse dia;
  • primeira segunda-feira de outubro — em conjunto com o Dia do Habitat;
  • 15 de dezembro — em homenagem a um dos maiores arquitetos do Brasil.

Como comemorar as datas?

Seja no Dia Mundial da Arquitetura, seja no Dia Nacional do Arquiteto, diversos eventos acontecem, principalmente para os profissionais da área.

Na comemoração de outubro, geralmente a UIA elege um tema para destacar a importância do papel na arquitetura, como apontar tendências, promover a acessibilidade nos projetos e conscientizar sobre a sustentabilidade nas edificações.

Portanto, as datas são uma excelente oportunidade para os profissionais reafirmarem seu compromisso com a qualidade de vida do planeta e da população, bem como para ampliarem seus conhecimentos.

Ainda, é um momento fundamental para que toda a sociedade conheça melhor a importância dos arquitetos em suas vidas, seja na construção de suas moradias, ou na criação de espaços para toda a sociedade.

Quais são os maiores nomes da arquitetura?

Com estilos únicos, explorando diferentes materiais e ousando nas formas, seus projetos são admirados por todos e servem de inspiração para os profissionais e estudantes da área. Confira a seguir uma relação com alguns dos principais nomes da arquitetura e suas principais obras.

Oscar Niemeyer

Não poderíamos deixar de citar um dos mais importantes arquitetos dos tempos modernos. Afinal, como mencionamos, o Dia Nacional do Arquiteto foi criado em homenagem ao seu nascimento.

As obras de Niemeyer têm um estilo bastante característico e são facilmente reconhecidas. Seu trabalho foi tão notável que fez com que Juscelino Kubitschek o convidasse para projetar Brasília, a nova capital do Brasil.

Outros trabalhos marcantes são:

  • Edifício Copan, em São Paulo;
  • Pampulha, em Belo Horizonte;
  • sede da ONU;
  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
  • Memorial da América Latina, em São Paulo.

Lina Bo Bardi

A arquiteta ítalo-brasileira é reconhecida por suas obras modernistas e certamente marcou a história da arquitetura do nosso país. Seus projetos respeitam o entorno e o tempo histórico, exaltando o equilíbrio entre natureza e construção. Vale a pena visitar as principais obras de Lina Bo Bardi, como:

  • Sesc Pompeia, em São Paulo;
  • Solar do Unhão, atualmente Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA);
  • Casa de Vidro, antiga residência da arquiteta, localizada em São Paulo, onde atualmente funciona o Instituto Bardi, fundado por Lina em 1990.

Frank Lloyd Wright

Considerado pelo American Institute of Architects como o maior arquiteto americano de todo os tempos, Wright também foi designer de interiores, escritor e educador. Exigente até mesmo nos melhores detalhes, seus projetos são classificados como atemporais e demonstram toda a potência de suas ideias.

Ele mesmo se referia ao seu estilo como orgânico. E tinha razão — suas obras formam uma harmonia perfeita com o entorno, como se tivessem se desenvolvido naturalmente no local. Com mais de 500 trabalhos emblemáticos, alguns receberam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO:

  • Hollyhock House, em Los Angeles;
  • Fallingwater, na Pensilvânia;
  • Centro Cívico do Marin County, na Califórnia;
  • Price Tower, em Oklahoma.

Zaha Hadid

A primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker foi essa grande arquiteta iraquiana-britânica. Seu trabalho foi marcado pelo uso de formas contínuas, singulares e cheias de curvas e ângulos agudos, configurando contrastes espaciais únicos. Algumas de suas obras são:

  • Galaxy Soho, em Pequim;
  • Eli and Edythe Broad Art Museum, no estado americano de Michigan;
  • Capital Hill Residence, o único projeto residencial feito por Zaha e fica em uma floresta perto de Moscou;
  • Centro Heydar Aliyev, em Baku, no Azerbaijão.

Norman Foster

Um dos maiores nomes da arquitetura ainda vivos, Norman Foster é exemplo excepcional de sucesso e inspiração para todos os profissionais.

Internacionalmente admirado e reconhecido pela ousadia, suas construções foram pensadas para a preservação do meio ambiente, mesclando futurismo, sofisticação e inovação. Entre os seus principais influenciadores, destacam-se Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies e Le Corbusier.

Toda a sua genialidade pode ser vista nas seguintes obras:

  • Estádio de Wembley, em Londres;
  • Prefeitura de Londres;
  • Torre HSBC, em Hong Kong;
  • 30 St. Mary Axe — sede da Swiss Re, em Londres.

Como vimos, há mais de uma data estabelecida para comemorar o Dia Mundial da Arquitetura. Contudo, todos os dias são favoráveis para celebrar essa arte e seus renomados representantes. Afinal, suas obras atemporais são fortes inspirações para os profissionais atuais e enchem os olhos de todos que se dedicam a apreciá-las.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conhecer mais sobre a história da arquitetura e aproveite para conferir outros artigos do blog.

Compartilhe:

Relacionados