Kazuyo Sejima: fluidez e leveza de DNA Oriental

kazuyo sejima

Kazuyo Sejima é uma profissional da arquitetura que conquistou o mundo com a elegância do estilo minimalista aplicado nos prédios públicos. Ela ficou conhecida com a rainha das curvas, com os seus designs ondulantes que deram origem a diversos imóveis de prestígio.

A sua arte atraiu admiradores globalmente e assegurou uma agenda repleta de trabalho. A arquiteta que se destacou e recebeu o prêmio de Arquitetura do Mundo, no ano de 2010, pela sua competência e talento surpreendente.

Assim como Lina Bo Bardi, a profissional faz parte do Baralho das Superarquitetas da revista Projeto e o Casacadabra, apoiado pela Roca Cerámica. Neste post, vamos apresentar mais detalhes sobre as obras arquitetônicas e a carreira de Kazuyo Sejima. Acompanhe a leitura!

Quem é a arquiteta Kazuyo Sejima

Kazuyo Sejima é uma arquiteta que iniciou a carreira no escritório de Toyo Ito, após ter estudado na Universidade de Mulheres do Japão. Em 1987, ela fundou a Kazuyo Sejima and Associates e a empresa Sejima e Nishizawa and Associates (SANAA), em Tóquio, com o auxílio de Ryue Nishizawa.

No ano de 2010, Sejima participou da 12ª Exposição Internacional de Arquitetura e foi nomeada diretora do Setor de Arquitetura da Bienal de Veneza, além de receber o prêmio Prêmio Pritzker, com o seu sócio Ryue. Vale destacar que ela foi a primeira mulher na arquitetura a obter essa posição tão privilegiada.

Obras de Kazuyo Sejima

Kazuyo Sejima é professora em Tóquio na Universidade de Keio e na Universidade de Arte de Tama. Entre o período de 2005 e 2008, atuou no conselho consultivo e ocupou um cargo na Cátedra Jean Labatut, na Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Veja, a seguir, algumas obras arquitetônicas de destaque criadas pela brilhante arquiteta!

Christian Dior

O prédio construído em Tóquio, no Japão, foi planejado com materiais simples: vidro, metal e concreto. A construção tem tonalidades brancas e cinza claro, paredes de metal e foi envelopada com vidro. Kazuyo Sejima aposta na arquitetura mais aberta e tenta unir os extremos da transparência e leveza em sua obra.

Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo

Esse belo pavilhão está situado nos Estados Unidos, mais precisamente, em Ohio, e é um trabalho incrível. Ele se tornou um marco na carreira de Sejima após a sua inauguração, em 2006, por ser uma obra com paredes externas e internas em curvas de vidro transparente.

Centro de Aprendizado Rolex

O projeto do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, localizado em Lausanne, é um campus extraordinário que abriga literaturas científicas. A edificação é retangular em sua planta, com superfícies de concreto, mas o espaço interno é composto por declives e curvas que conferem uma aparência orgânica.

New Museum of Contemporary Art

O edifício do Novo Museu Contemporâneo de Arte de Nova Iorque conta com uma estrutura de oito níveis e sete andares. A construção que revela um estilo urbano e elegante foi colocada no meio de um aglomerado de outros prédios de porte médio, e se eleva 175 pés acima do nível do solo.

Louvre-Lens

Esse museu, que está na França, foi construído em uma antiga mina de carvão que continha 20 hectares. A sua estrutura é baixa, conta com cinco edificações de vidro e aço, um quadrado grande com ângulos que se tocam e paredes ligeiramente curvas, e mais quatro retângulos que combinam com a paisagem ao redor. 

Inspirações estéticas a partir da obra de Kazuyo Sejima 

A inspiração de Sejima tem origem na tradição japonesa, que promove a fusão da paisagem e da arquitetura em um estilo que conseguiu transpor as barreiras culturais. Os espaços horizontais são conectados com as construções do entorno e dominam os ambientes, preservando a harmonia dentro e fora dos prédios. 

Enfim, agora você já sabe por que Kazuyo Sejima é sinônimo de fluidez e leveza de DNA oriental! Inspire-se em suas obras e garanta o seu sucesso nos próximos anos. Combine a suavidade do vidro com a beleza da natureza. Aposte no estilo minimalista da arquitetura japonesa e nas paredes curvas ou em forma de ondas para se destacar dos concorrentes.

Gostou do conteúdo? Então, confira os principais nomes de mulheres na arquitetura e suas obras mais famosas!

Compartilhe:

Relacionados