Como a neuroarquitetura pode contribuir para um home office mais produtivo?

home office neuroarquitetura

Nos últimos dois anos, muitas pessoas passaram a trabalhar no esquema home office ou híbrido. Por essa razão, foi enorme o número de reformas nas residências, com o objetivo de tornar o lar também um espaço para atividades profissionais e de estudo. Seguindo esse raciocínio, a neuroarquitetura, através do uso correto de suas variáveis, pode trazer grandes melhorias para o dia a dia. Confira alguns exemplos a seguir:

Cores e iluminação

Ninguém consegue trabalhar em um local escuro ou com nuances que tornem o ambiente carregado, não é mesmo? Percebidas pela visão, as cores geram inúmeras sensações e, consequentemente, reações boas ou ruins ao nosso corpo.

Da mesma forma, funciona a iluminação, que traz uma reação primitiva. Afinal, é pela luz que entendemos quando é dia e quando é noite e, quando é o momento de concentração e de relaxamento. Dessa maneira, investir em luzes adequadas, assim como tonalidades agradáveis para as paredes dos ambientes, é garantia de bom humor e rendimento.

Biofilia

A reconexão com a natureza foi um movimento que ganhou força nos últimos tempos. Muitas pessoas passaram a cultivar plantas ou pequenas hortas em apartamentos, além de criarem espaços de trabalho próximos de varandas ou jardins de casas – com direito a ventilação e luz naturais. A Biofilia, ou amor pela vida, mostra como a relação do homem com a natureza é intrínseca e proporciona conforto e bem-estar, sendo capaz de reduzir estresse e ansiedade. Sendo assim, pode contribuir muito com a produtividade.

Sons

Ao invés de trabalhar em um cômodo próximo da rua principal, se possível, que tal mudar a mesa de trabalho para um cantinho mais silencioso? Outra variável de enorme importância é a sonoridade, que contribui com a concentração e bem-estar. Além disso, colocar uma música agradável para tocar ou apreciar os sons dos passarinhos próximos da sua janela também podem tornar o dia mais leve.

Formas

As formas arredondadas e orgânicas representam uma das tendências mais fortes de 2022, pois lembram a natureza e são entendidas pelo cérebro como agradáveis e seguras. Na hora de escolher os móveis e objetos decorativos, muitas pessoas estão optando por peças com essas características.

Personalização e usabilidade

Um dos benefícios de trabalhar em casa é a possibilidade de personalizar o espaço de acordo com os gostos e necessidades de cada morador. Apostar em uma cadeira ergonômica, uma mesa de trabalho adequada, uma decoração temática ou em uma integração de ambientes representa investimentos importantes para o bem-estar pessoal e, consequentemente, o crescimento profissional.

Para saber mais sobre neuroarquitetura, continue conosco e conheça o Roca NeuroLAB, primeiro laboratório de neurociência aplicada à arquitetura do Brasil!

Compartilhe:

Relacionados