Os ambientes que nos cercam, ou seja, onde moramos, trabalhamos e interagimos são fundamentais para nossa qualidade de vida e bem-estar. Em casa, nossas escolhas de decoração refletem não só nossa personalidade, mas também as tendências de arquitetura e design em voga. Porém, não é só isso! Você sabe como as lastras podem influenciar o ambiente?
Hoje, além da beleza e sofisticação no design de interiores, também são priorizadas a praticidade, a sustentabilidade dos componentes e as matérias-primas que integram os espaços. Nesse sentido, novas alternativas para revestir, mobiliar e decorar precisam surgir. As lastras são uma dessas tendências de arquitetura e decoração, que além de trazerem esses fatores também possibilitam conforto e tecnologia.
A seguir, apresentaremos o que são lastras, suas características e vantagens. Assim como onde e como elas podem ser aplicadas. Continue a leitura até o final para conhecer também os SuperFormatos da Roca Cerámica.
Lastras são peças gigantes de porcelanato que podem ser aplicadas em paredes, fachadas e mobiliário de áreas internas e externas. Devido a sua beleza estética, sustentabilidade e praticidade, esse tipo de produto é uma grande tendência entre as opções de revestimentos em cerâmica no Brasil e no mundo.
Esse tipo de material cerâmico é diferente dos porcelanatos de dimensões menores até então utilizados no Brasil. Por serem peças contínuas, não têm tantas junções, o que traz uma sensação de continuidade e amplitude aos espaços. Tal percepção, se aliada a um projeto arquitetônico inteligente e elementos de design pontuais, criam ambientes exuberantes, sofisticados e modernos.
A escolha entre um modelo ou outro também deve levar em consideração o ambiente onde ele será instalado — se será, por exemplo, um espaço externo, interno, se a área será seca, molhada etc.
Antes de falar sobre suas dimensões, benefícios e utilizações, precisamos realizar algumas distinções entres lâminas e lastras. Ambas são modelos de Superformatos e apresentam dimensões fora do tamanho tradicional para serem utilizadas de forma contínua e passar a sensação de uma única peça.
Geralmente, a espessura das peças são finíssimas, entre 6 e 7 mm, com poucas juntas e o menor espaço possível entre as placas. Porém, diferente das lâminas que estão disponíveis em tamanho diversos, as lastras, especialmente as produzidas pela Roca, apresentam apenas o tamanho, 1,20 x 2,50. Sendo o maior modelo de SuperFormato da categoria.
O tamanho específico da lastra produzida pela Roca Cerámica corresponde ao tamanho padrão do pé direito usado no Brasil, proporcionando a possibilidade de trabalhar com um material de qualidade e com uma ampla gama de opções.
Por meio de sua utilização é possível revestir uma parede inteira com apenas uma peça e economizar material e tempo de obra. Além disso, seu maior diferencial como revestimento é a possibilidade de atender de forma eficiente uma grande necessidade do ramo que é a construção de pés direitos duplos para compor projetos de arquitetura.
As lastras assim como outros modelos de SuperFormatos são versáteis, e seu emprego pode ir além do explicitado acima. Para atender outras necessidades a Roca Cerámica possui também as lâminas. Os modelos disponíveis no tamanho 1,20 x 1,20, por exemplo, possibilitam versatilidade de aplicação em ambientes pequenos e grandes, além de poder ser facilmente utilizado para fabricação de mobiliário.
Da mesma forma, o modelo de lâmina com tamanho 1,00 m x 2,00 m atende uma demanda bem atual de fornecimento de insumos e matéria-prima de projetos de design e arquitetura, a mobilidade. Suas peças podem ser facilmente transportadas em elevadores, o que traz praticidade e economia para os clientes, pois dispensa a contratação de serviço de içamento.
As lastras disponíveis no mercado são porcelanatos de qualidade e que têm argila como matéria-prima principal, mas podem conter, ainda, outros componentes. Além disso, podem ser de cor natural, polidos ou com aplicação de esmalte em sua superfície.
Os SuperFormatos produzidos pela Roca, por exemplo, são porcelanatos antimicrobianos. Sua composição à base de prata atrai os vírus presentes no ambiente e bloqueia sua replicação. Baseada em nanotecnologia e com ação antiviral, essa técnica tem 99% de eficácia e é validada seguindo normas internacionais, como ISO 21702 e Jis Z 2801.
Outro fator interessante dos SuperFormatos é a sua alta qualidade e resistência, apesar da espessura extremamente fina das peças. Isso garante leveza e praticidade no transporte e aplicação. Agora que você já sabe o que são lastras, a seguir, conheça também suas principais vantagens.
Atualmente, o uso dos SuperFormatos é a melhor opção para projetos de design devido às suas múltiplas vantagens. Entre as principais, podemos destacar a sustentabilidade, beleza, facilidade de limpeza e a possibilidade de trabalhar com tamanhos estratégicos. A seguir, vamos explicar mais um pouco sobre cada uma delas.
A extração da argila utilizada na fabricação das lastras disponíveis no mercado é feita de forma local e superficial para possibilitar a recuperação da área explorada. Além disso, o aproveitamento do material durante a produção do porcelanato pela maioria dos fabricantes é superior a 99% o que torna a utilização desse tipo de produto uma ótima opção sustentável.
Ser sustentável também é praticar ações que reduzem o consumo de materiais de qualquer tipo. Nesse sentido, o uso de lastras impacta positivamente o meio ambiente, pois propicia menos uso de rejunte e materiais de limpeza.
A Roca Cerámica, por exemplo, tenta unir responsabilidade ambiental e ecoeficiência na fabricação de suas peças. Com certificações internacionais como o selo LEED e Processo AQUA-HQE, a empresa é uma das primeiras do país e da América latina a realizar o mapeamento de ciclo de vida dos seus produtos.
De forma simples, essa iniciativa busca acompanhar todo o ciclo de produção de perto para encontrar oportunidades e melhorias, desde a extração da matéria-prima até a venda, mitigando seu impacto socioambiental.
O cliente que adquire esse tipo de SuperFormato faz parte de todo um processo ecológico e econômico que visa diminuir o impacto das ações humanas no meio ambiente. Do ponto de vista do dia a dia, a forma com que as lastras foram desenvolvidas economizam no uso de água e produtos de limpeza de uso diário.
Além da economia de rejunte e produtos, o isolamento térmico propiciado pela cerâmica também reduz o consumo de energia elétrica com ar-condicionado e evita gastos desnecessários.
As lastras possibilitam um visual estético moderno, clean e sofisticado a diversos ambientes com uma ampla diversidade de estampas — ao todo, são mais de 20 modelos. Assim como diversos tipos de acabamentos e impressões inspirados em matérias em seu estado bruto — mármores exóticos, madeira e metais, como ouro e prata.
Um bom exemplo desse tipo de aplicação é o porcelanato esmaltado Alpi. O modelo desenvolvido pela Roca é inspirado em um dos mármores mais raros encontrados na natureza. De cor verde marcante e com veios brancos, essa matéria bruta exótica é geralmente encontrada na região da Itália. No entanto, sua versão em porcelanato pode ser aplicada com juntas quase imperceptíveis de 2mm em ambientes internos.
Ao fornecer réplicas sustentáveis de matérias-primas não renováveis, as lastras mais uma vez se consolidam por sua vantagem ecológica frente a outros materiais de revestimento e acabamento disponíveis.
Devido ao seu tamanho maior do que a maioria dos porcelanatos, as lastras, o maior SuperFormato da categoria, possibilitam coberturas de grandes superfícies, porém, com poucas junções de 1 e 2 mm. Esse diferencial possibilita um visual amplo e clean ao ambiente e traz uma percepção de unidade que não se encontra nos revestimentos tradicionais. Essa sensação é fundamental para construir espaços conceituais modernos, sofisticados e práticos.
Os porcelanatos apresentam uma resistência maior quando comparados ao granito e ao mármore. As lastras, devido ao seu processo de produção único e tecnologia empregada como a super compactadora Contínua+, conseguem apresentar, mesmo cruas, ou seja ainda não queimadas e finalizadas, uma elevada resistência mecânica.
Não só mecânica mas também em relação a raios ultravioleta e calor. Podendo receber altas temperaturas, as lastras, se tornam também uma boa opção para confeccionar bancadas de cozinha e churrasqueiras.
Os avanços tecnológicos em desenvolvimento de produto não permitem apenas a produção de peças maiores. A tecnologia de impressão HD empregada na fabricação das lastras permite reproduzir fielmente pedras naturais como mármore com todas suas nuances de cor e especificidades, porém, em um material cerâmico.
As lastras requerem menos placas para o revestimento completo de grandes áreas. Consequentemente, ao utilizar uma quantidade menor de peças, o trabalho de instalação acaba sendo mais fácil e rápido. Com apenas uma lastra é possível cobrir um espaço bem maior do que com outros revestimentos de tamanhos tradicionais.
Ao possibilitar poucas juntas, entre 1 e 2 mm, esse formato reduz a ocorrência de sujidades entre uma peça e outra. Esse fator facilita a limpeza do ambiente no dia a dia, conferindo assepsia ao local. Um pano úmido e sabão neutro são suficientes para realizar a higienização das lastras de forma eficiente.
As lastras são versáteis e multifuncionais. Elas podem ser aplicadas em paredes de ambientes internos, como quartos, cozinhas, banheiros, áreas molhadas e fachadas, e também podem ser utilizadas na fabricação de mobiliários, como nichos, estantes e bancadas.
A utilização de uma lastra polida, natural ou esmaltada, por exemplo, depende sobretudo das características do local, como os fatores de iluminação, pois ajuda a destacar suas texturas e cores.
Os SuperFormatos foram desenvolvidos para atender às necessidades pontuais da decoração de ambientes, seja para revestimento ou para decorar e mobiliar um cômodo específico. As lastras são um desses tamanho estratégicos. Pensada para atender a necessidade de revestir uma parede inteira, ou para a construção de pés direitos duplos.
Para passar a ideia de unicidade e amplitude, as lastras precisam ter poucas juntas e ocupar o menor espaço possível entre elas. Os SuperFormatos da Roca, por exemplo, têm juntas de apenas 1 ou 2 mm, a depender do modelo. O que facilita a limpeza e diminui o acúmulo de limo e de outras eventuais sujidades entre as peças.
O uso de lastras e outros SuperFormatos trazem versatilidade para os projetos. Podem ser usados para revestir paredes, compor acabamentos e dar aquele toque especial na decoração.
Sua aplicação é considerada uma grande tendência em revestimentos, mas que também é muito bem-vinda na composição de mobiliários. Devido à diversidade em que podem ser impressos, as peças têm uma grande diversidade de cores e modelos.
Elas são usadas para cobrir paredes, fachadas e tetos tanto em obras residenciais quanto comerciais. Existem diversos modelos de lastras disponíveis no catálogo, dentre elas podemos citar o Nero Caressi, Topázio e Fire. O primeiro, com seu fundo negro e veios brancos, reproduz um dos mármores mais nobres encontrados na natureza, e está disponível nas versões mate e Micro Crystal.
Assim como o Nero, o porcelanato Topázio também é inspirado em belas peças de mármore. Já o modelo Fire conta com o aço Corten como elemento central e traz um tom avermelhado e quente como opção de revestimento.
Todos eles possuem baixa absorção de água e alta resistência mecânica — ou seja, são capazes de suportar muito peso. Suas versões esmaltadas recebem um tratamento especial para proteger a estampa impressa na peça e garantir maior durabilidade.
O uso das lastras em acabamentos serve para trazer um toque diferenciado e especial ao ambiente, principalmente quando utilizado em conjunto a outros materiais, como madeira, mármore, azulejos, alumínio e cimento.
Elas podem ser utilizadas para compor painéis, detalhes em escadas, murais ou suportes para TVs. Existem diversos modelos que podem ser combinados para esse fim. Sendo assim, nessa hora, vale a pena deixar a criatividade fluir para compor ambientes exuberantes e aconchegantes.
Uma das principais vantagens do uso das lastras em acabamentos é poder trazer a personalidade do morador para o espaço. É possível trabalhar detalhes em mármore, tons terrosos e texturas de forma simples, prática e com ótimo custo benefício em ambientes diversos, muito além do banheiro e cozinha. Seja de forma isolada ou em conjunto com outros elementos.
As lastras também podem ser utilizadas para criar mobiliários como mesas, tampos de mesa, bancadas, armários de cozinha e banheiro e outros itens de composição. Aliada à tecnologia BioSafe, a utilização de porcelanatos para esse fim traz limpeza, assepsia e segurança tanto para os moradores — quando aplicados em ambientes residenciais — quanto para clientes — se utilizados em consultórios e estabelecimentos comerciais.
A resistência a altas temperaturas faz com que seja possível apoiar panelas quentes sobre o porcelanato da bancada sem danificá-lo. Outra vantagem do uso desse material na construção de mobiliários, especificamente na cozinha e banheiro, é seu baixo potencial de absorção de água.
Tais fatores fazem com que o uso de lastras seja uma ótima alternativa na fabricação de mobiliários personalizados. A diversidade de cores e modelos faz com que esse tipo de aplicação seja uma alternativa versátil de decoração.
As lastras, como qualquer outro porcelanato, precisam ser coladas de forma adequada, com as ferramentas certas e por profissionais capacitados. Quando não instaladas e manuseadas da forma correta durante a aplicação, correm o risco de quebrar ou empenar. Para que isso não ocorra, o ideal é que sejam utilizados equipamentos específicos como carrinhos de transporte, réguas de alumínio, alicates de destacamento e discos policortes.
Para o assentamento ideal das lastras recomendamos o uso de uma desempenadeira dentada de aço de 8 mm e as seguintes argamassas de acordo com os produtos descritos abaixo:
Agora que você já conhece os tipos de produtos, vamos falar sobre as aplicações deles. Confira abaixo.
Superformatos como as lastras precisam receber um dupla camada de argamassa, e as superfícies precisam estar limpas, sem sujeira ou terra para que o produto consiga a aderência necessária para segurar as placas.
Primeiramente, deve-se aplicar o produto no verso do porcelanato e utilizar o lado dentado para fazer os cordões, que precisam estar retos e alinhados. Em seguida, faça o mesmo na superfície em que a peça será instalada. Uma dica: se o clima estiver quente e seco, borrife água sobre a base antes de aplicar a argamassa.
Após aplicar devidamente a argamassa no verso da peça e na base, fixe o porcelanato na área desejada. A peça precisa ser arrastada suavemente até a sua posição final, desse modo, sua aplicação deve ser feita a 5 cm da borda para que o movimento de rolagem ocorra da forma adequada.
Assim que o assentamento for feito, com a argamassa ainda fresca, insira os clipes com espaçamento de, no mínimo, 30 cm. Após a aplicação da placa vizinha, verifique o nivelamento, insira os espaçadores cunha e aperte com o alicate. Por ser um material fino, para que não ocorram quebras em cima de alguma falha, deve-se ter cuidado para que 100% do verso da placa seja preenchido com argamassa.
Quando usado para compor painéis e cabeceiras de cama em parede de alvenaria, as lastras devem ser colocadas com argamassa indicada para isso. No entanto, se for aplicado sobre outros suportes, como o de madeira, por exemplo, pode-se utilizar um PU de alta aderência de boa qualidade e procedência.
É importante ressaltar que o não assentamento do modo correto pode acarretar danos estruturais, estéticos e comprometer a qualidade da peça. Por isso, tão importante quanto a utilização de ferramentas, máquinas e acessórios apropriados é a contratação de mão de obra qualificada. Procure profissionais que tenham experiência com produtos cerâmicos, especialmente com lastras e lâminas.
Para a aplicação de lastras de porcelanato no teto deve-se seguir o mesmo procedimento descrito acima, porém, a placa deve permanecer escorada até a cura inicial. Deve ser usada uma argamassa indicada para isso. Em geral, a cura inicial da maioria dos produtos tradicionais leva em torno de 72 horas. Já o de eficácia rápida leva cerca de 3 a 4 horas para secagem completa.
Mais informações sobre a utilização correta para uma aderência eficaz da peça no teto deve ser consultada na embalagem da argamassa utilizada. Em grandes obras e reformas, para agilizar o tempo de escora e o andamento do serviço, indica-se o produto de cura rápida.
As lastras podem ser utilizadas em ambientes externos como fachadas, desde que seu assentamento seja feito de forma correta, independentemente do tipo de produto — polido, esmaltado, natural etc. Recomenda-se, porém, que a altura máxima para a aplicação em fachadas com argamassa seja de 3 metros. Ultrapassando esse limite, recomendamos a utilização de fachada ventilada.
Aliás, no uso externo, a utilização das lastras é muito bem-aceita pelo mercado na criação de fachadas ventiladas. Elas servem para garantir conforto térmico e acústico para apartamentos e ficam afastadas de 8 a 10 cm da parede, amenizando a circulação de calor durante o verão e retendo-o durante o inverno.
Em casas, o emprego de fachadas ventiladas não compensa tanto, mas, em apartamentos, pode ocasionar uma economia de energia elétrica de até 20% ao proporcionar mais conforto térmico e diminuir o consumo de ar-condicionado. Pode ser utilizado qualquer tipo de lastras em fachadas, desde que sejam assentadas com o produto indicado.
A Roca Cerámica é a primeira marca a fabricar lâminas e lastras no Brasil, e une tecnologia, design e sustentabilidade em produtos que evocam luxo inteligente, sofisticação e modernidade. Líder na produção de SuperFormatos, a empresa investe cada vez mais para encontrar as melhores soluções para seus clientes. Suas peças são ideais para revestir, mobiliar e decorar ambientes diversos de forma versátil e multifuncional.
Seus produtos foram pensados estrategicamente para diminuir o desperdício e o tempo de instalação, assim como para facilitar o transporte. O uso de lastras e lâminas agregam não só ao resultado final dos projetos e sua beleza estética, mas também apresentam ótimo custo-benefício devido a suas vantagens e características.
Neste texto, explicamos o que são lastras e as vantagens desse SuperFormato cerâmico. Também esclarecemos onde elas podem ser aplicadas, em quais tipos de projetos e como podem ser instaladas com eficiência.
Agora que você já sabe tudo sobre lastras e como aplicá-las em seu projeto, conheça os SuperFormatos da Roca!