Há três meses foi inaugurado o Roca NeuroLAB, com 145 m² e localizado no showroom da Roca Brasil Cerámica (PR). O espaço, com arquitetura de Felipe Guerra e Carlos Bianco, foi projetado para dar vida a um experimento científico liderado pela NeuroArq Academy, com base nos conceitos da neuroarquitetura (o estudo da neurociência aplicado à arquitetura). Seu principal objetivo é encontrar soluções, que contribuam positivamente, no estilo de morar das pessoas.
No entanto, como surgiu a ideia do laboratório? E, a partir de qual momento a necessidade desse tipo de pesquisa ganhou mais força? Essas e outras indagações serão respondidas a seguir!
O início de tudo
De princípio, não havia um plano específico de criação do NeuroLAB. Esse desejo foi se desenhado aos poucos, quase que intuitivamente, e caminhando de acordo com as necessidades de nossos consumidores, parceiros e do mercado, no geral. Tudo começou de uma forma tímida, que ano após ano foi ganhando forma. Com presença ativa nos principais eventos dos segmentos de decoração e revestimentos, a Roca Brasil Cerámica passou a levar cada vez mais experiências imersivas e sensoriais aos estandes da marca, seguindo os preceitos da neurociência, como forma de agregar valor e proporcionar memórias especiais.
Em busca de respostas!
Visão, audição, olfato, paladar e tato – todos os sentidos foram presenteados a partir de ações pensadas com carinho para esses encontros, que revelaram a importância cada vez maior do estudo e da utilização da neuroarquitetura nas atividades. O maior interesse das pessoas pelo assunto nos últimos tempos, somado ao feedback positivo de tantos profissionais de peso, trouxe ainda mais motivação para a empresa prosseguir em busca de respostas. Assim, começava a ser trilhado o caminho do NeuroLAB, que foi apresentado oficialmente durante as festividades dos 70 anos da Incepa, uma data mais do que especial e, que marca um novo momento para a Roca Brasil Cerámica.
Bem-vindo ao NeuroLAB!
“Apesar de estar instalado no mesmo endereço em que fica a fábrica e o showroom da empresa, na cidade de Campo Largo, a área escolhida para sediar o NeuroLAB faz com que os visitantes mergulhem em um novo universo, ao proporcionar diferentes sensações, completamente desconectados com as atividades que se passam na área externa”, contam os arquitetos Felipe Guerra e Carlos Bianco, responsáveis pela arquitetura do Roca NeuroLab.
Neste primeiro momento, o experimento será realizado com 120 participantes de diversos perfis profissionais que, através de suas vivências no laboratório, contribuirão diretamente para a pesquisa da NeuroArq Academy. Os resultados desse trabalho serão publicados no final deste ano. Então, a partir desses direcionamentos será possível pensar em projetos arquitetônicos cada vez mais voltados ao bem-estar, com cenários mais confortáveis e que ajudem as pessoas a viver melhor, tanto física quanto emocionalmente.
*Para saber mais detalhes sobre as estratégias aplicadas no projeto arquitetônico do Roca NeuroLAB, continue acompanhando os nossos posts.