O preto é um tom clássico na decoração e, com o passar do tempo, foi ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, uma das maiores tendências é utilizá-lo em sua versão fosca, nos revestimentos de parede.
Com ele, é possível transformar qualquer ambiente em um local elegante, sofisticado e original. A Roca Cerámica apresenta diversas linhas que exploram esse tom, com peças tridimensionais que garantem ainda mais personalidade ao espaço.
Se interessou pela tendência, mas não sabe por onde começar? Continue a leitura e confira as principais 04 dicas sobre como utilizar o revestimento preto na sua casa!
Esse é um dos pontos-chave para quem deseja utilizar o preto fosco nas paredes. Além de valorizar a cor escura, uma boa iluminação é capaz de ampliar o espaço visualmente.
De forma geral, recomenda-se utilizar a cor preta em ambientes arejados e que recebam luz natural. No entanto, também é possível apostar em projetos de iluminação artificial com spots de luz, luminárias e lustres.
Na foto, temos um projeto que utilizou o revestimento tridimensional da Série Pure. A cor preta foi utilizada estrategicamente perto de grandes janelas que permitem a entrada natural de luz durante o dia. Para os momentos noturnos, foram instaladas luminárias.
Existem alguns cômodos da casa que normalmente seguem um mesmo padrão de decoração, a cozinha é um deles.
Quando pensamos em projetos para esse ambiente, com frequência os relacionamos à cores claras, como branco e bege. Porém, as cozinhas pretas estão cada vez mais comuns devido a sua sofisticação e modernidade.
Para quem dispõe de pouco espaço, recomendamos manter o chão e paredes em tonalidades claras e investir em móveis pretos. Assim, é possível deixar a cozinha moderna e manter sua amplitude.
Já os que possuem mais espaço, podem utilizar a coloração escura nos móveis e paredes. Como exemplo, na primeira imagem em que foi aplicado o revestimento da linha SuperFormatos, da Série Nero Caressi.
Podemos observar que tanto as paredes, quanto a bancada da cozinha, receberam o revestimento. Dessa forma, foi possível criar um visual amplo, original e sofisticado.
Se você possui revestimentos com estampas amadeiradas ou móveis de madeira, utilizar o preto fosco em uma das paredes pode ser uma boa opção. O resultado será um ambiente aconchegante e refinado.
Caso a estampa da madeira seja em tonalidade escura, a decoração irá ficar mais sóbria. Já em tonalidades claras, o ambiente ficará clean, mesmo utilizando o revestimento preto nas paredes.
Na primeira foto, temos um projeto que utilizou o revestimento tridimensional da Série Quasar nas paredes e manteve detalhes amadeirados, levando sobriedade para a decoração.
Na segunda foto, temos outro projeto que também apostou nos revestimentos tridimensionais da Série Block. Nesse caso, o objetivo era construir um ambiente clean e sofisticado. Portanto, realizou-se a combinação entre o branco, preto e a madeira.
Mesmo sendo a tonalidade mais escura da paleta de cores, o preto é considerado uma cor neutra, o que significa que harmoniza muito bem com praticamente todas as cores. No entanto, a tonalidade escolhida para realizar a combinação irá determinar qual o estilo do ambiente.
A combinação preto e branco é uma das mais utilizadas por se adaptar aos diferentes estilos de decoração. De forma geral, indica-se manter a coloração branca na maior parte do cômodo caso ele seja pequeno. Já nos ambientes amplos, o preto pode ser utilizado com mais liberdade.
Para decorações mais descontraídas, é possível investir nas combinações com cores vivas, como o amarelo ou vermelho. Assim, a sobriedade do preto irá contrastar com a vitalidade dessas tonalidades quentes.
Na primeira foto, temos um projeto que realizou a clássica combinação entre branco e preto. Para isso, utilizou o revestimento preto da Série Fit, resultando em uma ambiente moderno e requintado.
Com essas dicas, esperamos que suas dúvidas sobre como utilizar revestimento preto tenham sido respondidas. Caso tenha restado alguma, deixe uma mensagem pra gente.