A Tendência Handmade está em alta. Deixando os ambientes mais aconchegantes e singulares, ela valoriza os itens de decoração feitos à mão, que trazem personalidade, vida e história para cada cômodo.
Porém, engana-se quem pensa que o aspecto artesanal precise ficar apenas nos acessórios. Isso porque a Tendência Handmade se estende também para os revestimentos, podendo ser muito bem observada nas mais diversas paredes e pisos.
Neste cenário, destacam-se os azulejos portugueses. Cheios de padronizações diferentes, texturas e histórias para contar, transmitem tranquilidade e dão uma cara nova para qualquer espaço. Venha saber um pouco mais sobre a famosa azulejaria portuguesa e se apaixone!
Conhecido por ser uma grande expressão artística da cultura portuguesa, o azulejo foi levado para a Europa pelos Árabes no século XIII. Desde então, ele se fez muito presente na Península Ibérica, com grande destaque para Portugal.
Quando chegou ao país português, passou a revestir desde igrejas e conventos, passando pelos palácios, quartéis e praças. Com padronagens variadas nas cores azul e branca, no início, os azulejos também tinham a função de contar histórias – principalmente as bíblicas – com os desenhos feitos nas peças.
Eles eram dispostos nas paredes formando uma espécie de mosaico, tornando o conhecimento mais acessível a todos, já que o acesso a bibliotecas, na época, era escasso. Com o passar do tempo, de maneira natural, a azulejaria foi caindo no gosto das pessoas e ocupando um espaço cada vez maior na decoração e na cultura portuguesa.
Hoje, apesar de Portugal ser considerada “a capital mundial do azulejo”, esse revestimento ultrapassou as barreiras da Europa e é muito bem-vindo e utilizado em diversos ambientes ao redor do mundo. Inclusive, é claro, aqui no Brasil. Os azulejos são um elemento singular da tendência handmade e ajudam a trazer mais história, cores e significados para os ambientes.
E foi assim, tendo como grande inspiração a história da azulejaria portuguesa, que nós desenvolvemos uma coleção de revestimentos mais do que especial: a Linha Porto. A linha valoriza a tendência handmade e, também, homenageia os azulejos portugueses. Ela é composta por peças de pequenos formato, com grafismos levemente desgastados e, segundo Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerámica, “busca acalentar e aquecer o lar de todos”.
Os azulejos da linha possuem fundo branco e padronagens variadas na cor azul, assim como os tradicionais azulejos portugueses. Para Schulka, essas peças são “artísticas e únicas, perfeitas para tornar os ambientes mais confortáveis e aconchegantes”, ressalta. E nós não poderíamos concordar mais com essa afirmação.
Se você chegou até aqui e se encantou tanto com a Tendência Handmade quanto com a história dos azulejos portugueses, mas não sabe como aplicar essas peças na sua decoração, então agora é hora de aprender a fazer isso!
Que tal receber os seus familiares e/ou amigos de forma especial? Ou então, chegar em casa depois de um dia cansativo e se deparar com um “tapete” aconchegante e cheio de personalidade? Pois bem: com os azulejos portugueses você consegue alcançar todos esses objetivos!
Para ter um hall de entrada que siga essa ideia, você pode criar uma espécie de “caminho de ladrilhos” na entrada de casa. Aposte em um padrão de peças que lembre um tapete e crie uma entrada triunfal para o seu lar. Seguindo essa dica, além de você aplicar a tendência handmade na entrada da sua casa, você também consegue decorar o ambiente sem que haja a preocupação costumeira dos tapetes tradicionais, que podem acumular poeira e causar tropeços.
Uma das maneiras que as pessoas mais gostam de utilizar os azulejos portugueses é na cozinha e em demais espaços destinados para a refeição, como áreas de churrasqueira e ambientes gourmet. Isso acontece porque o padrão das peças costuma combinar de maneira harmônica com esse tipo de espaço e, ainda, traz um detalhe todo diferente para decoração.
Muitos optam por seguir essa tendência apostando nos azulejos na base das bancadas e armários. Já outros, gostam do visual que é conquistado com uma faixa única de azulejos em uma das paredes, dando um toque de cor, personalidade e contraste para o ambiente. E você, qual prefere?
Os banheiros e lavabos já são ambientes que costumam ser revestidos por azulejos. Dessa forma, são ótimas opções de cômodos para aplicar e apostar nas peças de padronização ibérica.
Assim como na cozinha e ambientes para refeições, as opções para você aplicar os azulejos portugueses nos banheiros e lavabos são variadas. É possível utilizá-los no piso ou para revestir as paredes por completo. Ainda, se o objetivo é dar apenas um toque especial para o ambiente, é possível fazer apenas uma faixa na horizontal, que contorne todo ambiente.
Sim, os degraus da escada também podem ganhar um toque todo especial quando decorados com azulejos de padronagem portuguesa! A dica é forrar a parte entre os degraus – que ficam na vertical, – com esses ladrilhos. Assim, uma parte da decoração da sua casa que normalmente é ignorada, ganha um novo detalhe.
O contraste do azul e branco das peças fica lindo quando combinado com o verde da vegetação. Trazendo frescor, as plantas ajudam a garantir um ambiente mais leve e alegre. Você pode criar um jardim suspenso em frente a uma parede azulejada ou, então, fazer canteiros altos próximos a ela, optando por vasos que complementem a decoração e transmitam aconchego e tranquilidade.
……
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a tendência handmade e sobre a história dos azulejos portugueses? Nós somos fãs dessa peça, que traz mais aconchego e personalidade para os cômodos, e acreditamos que ela pode dar o toque final para os ambientes, deixando-os fantásticos!