O mercado imobiliário passou por transformações significativas nos últimos anos. Aliás, o mundo inteiro mudou, pois os avanços tecnológicos afetam não só a forma como o homem pensa e se comporta, mas também a forma como ele produz e consome bens necessários para a sua sobrevivência.
O sonho de todo empresário, seja ele um grande gestor ou um empreendedor novo no mercado, é fazer a sua empresa ganhar força competitiva e gerar cada vez mais lucros. Para tanto, é preciso estar atento às novidades que surgem na sua área de atuação — que no caso dos arquitetos, é o mercado imobiliário.
A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre a importância de estar atento às tendências da arquitetura e mostraremos como é possível acompanhar todas as novidades.
Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!
As tendências podem ser entendidas como qualquer movimento, ideia ou tipo de produto que faz sucesso entre um grande grupo de pessoas. Acompanhar as tendências de mercado significa estar atento aos indícios de mudanças que vão acontecer em um futuro próximo.
Analisar as tendências de mercado é uma ótima estratégia para antecipar os movimentos do consumidor e, assim, ganhar vantagem competitiva dentro do mercado. Você provavelmente já deve ter ouvido a expressão que diz: “é preciso entender para atender o cliente”. As necessidades dos consumidores mudam com o passar do tempo e quem não se atenta a essas mudanças acaba por ficar para trás.
Podemos citar o exemplo da Blockbuster, que foi a maior rede de locadoras nos Estados Unidos durante os anos 2000. Apesar de todo o sucesso alcançado na época, a empresa foi à falência anos depois. Isso aconteceu porque ela fechou os olhos para as novidades que apareciam no mercado, pois acreditava que os consumidores jamais se acostumariam com as novas formas de assistir filmes.
Consequentemente, com os avanços da Internet e dos serviços de streaming, os consumidores passaram a baixar filmes em seus computadores e deixaram de frequentar locadoras. Como a Blockbuster não seguiu as tendências de mercado, a empresa acabou por desaparecer com o passar dos anos.
Agora que você já sabe qual é a importância de estar atento às inovações do mercado, chegou a hora de aprender a identificar as novidades que surgem. Veja, a seguir, algumas dicas para acompanhar as tendências de arquitetura:
Nem sempre a sua empresa será uma das primeiras a identificar as tendências de mercado, por isso, é importante observar a movimentação dos concorrentes. Não há problema algum em aderir às inovações um tempo depois dos seus concorrentes. O que não pode acontecer de forma alguma é a sua empresa simplesmente optar por não seguir as tendências.
Isso não significa que você precisa adotar exatamente tudo de diferente que os seus concorrentes fazem. Reúna a sua equipe de marketing e faça uma pesquisa detalhada para saber se as tendências que os seus concorrentes aderiram geram resultados positivos ou não. Se você apenas seguir os seus colaboradores sem antes fazer um planejamento estratégico, correrá o risco de copiar os erros dos seus concorrentes e investir em um movimento falido.
Essa ferramenta do Google reúne e analisa uma enorme quantidade de dados para mostrar aos seus usuários quais temas são os mais procurados do momento. A melhor parte do Google Trends é que você pode filtrar as informações por região, tempo e categoria. As pessoas que entendem pelo menos, o básico sobre marketing conseguem extrair muitas informações valiosas dessa ferramenta.
Atualmente, existem vários sites e blogs sobre arquitetura e design de interiores que publicam conteúdos de alta qualidade para profissionais da área. Se você quer saber o que acontece no mercado imobiliário, basta seguir um desses sites.
Muitos arquitetos e designers gostam de acompanhar as novidades por meio do Pinterest. No entanto, existem outras plataformas igualmente interessantes, como o ArchDaily e o Architizer. Outra boa alternativa para você que é arquiteto, engenheiro civil ou designer de interiores é seguir o nosso blog. Aqui, você encontra artigos sobre tudo que envolve o mundo da arquitetura.
Todo profissional, seja ele arquiteto, médico ou professor, precisa continuar a estudar para adquirir novos conhecimentos. Pessoas que se formaram há muito tempo correm o risco de se tornarem profissionais antiquados. Por exemplo, há poucos anos, mal se falava sobre o uso da realidade virtual e da realidade aumentada no ramo da arquitetura, mas recentemente as empresas mais bem-sucedidas usam essas ferramentas.
Existem muitas novidades no mundo da arquitetura que prometem revolucionar o mercado, portanto, citaremos apenas as mais interessantes — caso contrário, este texto ficaria gigante. Em primeiro lugar, podemos citar o concreto com capacidade autocurativa.
O concreto é um material muito usado em construções, no entanto, ele tende a craquelar com o passar do tempo, devido ao contato com a água, mas isso está prestes a mudar. Pesquisadores noruegueses descobriram bactérias capazes de consertar as fissuras causadas pela infiltração de água.
Outra tendência muito promissora, principalmente para o mercado de design de interiores, é o uso da impressora 3D. Os arquitetos Michael Hansmeyer e Benjamin Dillenburger criaram um quarto de 16 metros quadrados inteiramente feito com impressão 3D — você pode conferir a obra acessando este link. Isso significa que, em um futuro próximo, o uso de itens decorativos e, até mesmo, mobílias feitas em impressoras 3D será algo muito comum.
Por último, mas não menos importante, podemos citar as melhorias recentes que revolucionam ideias e produtos que já existem há tempos. Por exemplo, existem várias marcas e pesquisadores que aprimoram os painéis solares para melhorar a eficiência desse produto. A empresa DuPont, agora, vende painéis solares com tinta de silício, esse material aumenta a capacidade dos painéis em até 19%.
Os clientes gostam de novidades, por isso, é necessário estar sempre atento às tendências da arquitetura. Quem não acompanha as novidades acaba por ficar para trás. Contudo, temos certeza de que, se você seguir todas as dicas deste texto e continuar a frequentar palestras e workshops, você jamais se tornará um profissional antiquado.