Arquitetura natural: entenda o conceito e como adotá-lo!

arquitetura natural

A arquitetura natural é um movimento com o objetivo de criar edificações que estejam em harmonia com o meio ambiente. Ele decorre da necessidade de sincronizarmos a vida cotidiana com a paisagem que nos cerca.

Assim, busca o uso de materiais locais, tecnologias renováveis e técnicas construtivas que minimizem o impacto ambiental. Com isso, alcança o equilíbrio entre o imóvel e a natureza, favorecendo a sustentabilidade.

Aliar conceitos funcionais da arquitetura ao clima local, ao aproveitamento de luz natural, à temperatura do ambiente e à paisagem natural é tarefa corriqueira nesse conceito arquitetônico.

Vamos entender mais sobre o que é arquitetura natural e como adotá-la? Acompanhe!

O que é arquitetura natural?

O conceito desse movimento arquitetônico se baseia em sincronizar a vida cotidiana com a paisagem natural. Assim, ao adotar a arquitetura natural, é possível criar construções saudáveis, econômicas e ecologicamente corretas, similar à proposta da arquitetura orgânica.

Os projetos com essa abordagem são alinhados de forma a integrar o imóvel ao ambiente circundante. Para isso, deve-se aproveitar as características climáticas, topográficas e paisagísticas do local.

Uma das vantagens de adotar a arquitetura natural, também conhecida como arquitetura verde, é a possibilidade de economizar recursos energéticos. Isso porque o imóvel é projetado de forma a maximizar a utilização da luz natural e da ventilação.

Além disso, as construções devem ser saudáveis, promovendo o bem-estar dos moradores, podendo aliar o projeto ao conceito de biofilia. A utilização de materiais naturais, como madeira e pedra, também contribui para diminuir o uso de energia elétrica.

Quais as vantagens da utilização da arquitetura natural?

A integração do homem com a natureza, seja em seu ambiente familiar, seja de trabalho, é fundamental para uma melhor qualidade de vida e aproveitamento do que o ambiente oferece.

A utilização desse conceito de estrutura arquitetônica possibilita uma série de benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e o bem-estar das pessoas. Entre os principais destaques, podemos citar:

  • economia de energia — as técnicas construtivas utilizadas nesse tipo de arquitetura permitem aproveitar a luz e a ventilação naturais, reduzindo a necessidade de recorrer a fontes energéticas artificiais;
  • conforto térmico — as edificações projetadas com base na arquitetura natural têm uma temperatura mais estável e agradável;
  • integração com a natureza — a arquitetura verde busca criar espaços que tenham sintonia com a paisagem, o que traz benefícios para o bem-estar das pessoas e para o meio ambiente;
  • sustentabilidade — além de minimizar o impacto ambiental, contribui para a preservação dos recursos naturais, ao utilizar materiais locais e tecnologias renováveis;
  • saúde — a arquitetura verde traz consigo uma série de benefícios para a saúde, tais como a exposição à luz natural e à natureza, o que ajuda a melhorar o bem-estar das pessoas.

Como a arquitetura natural é aplicada?

A aplicação da arquitetura verde se dá com o uso de diversas técnicas que visam a tornar a construção ecologicamente responsável. Aqui, vale desde a adoção de materiais renováveis até o aproveitamento de fontes de energia limpa.

Além disso, a arquitetura natural se preocupa em preservar o meio ambiente ao seu redor, buscando inserir a construção de maneira equilibrada na paisagem natural. Veja os pilares fundamentais:

  • uso de materiais renováveis — são priorizados para reduzir o impacto ambiental e promover sustentabilidade;
  • aproveitamento de energia limpa (solar, eólica e hídrica) — permite a redução da emissão de gases poluentes e a obtenção de energia renovável, sustentável e economicamente viável;
  • técnicas de ventilação natural e iluminação — promove a circulação de ar fresco e iluminação natural dentro dos espaços construídos;
  • preservação do meio ambiente ao redor da construção — uso de técnicas de paisagismo, preservando as árvores e ecossistemas naturais, além de utilizar reciclagem e reutilização de água;
  • inserção equilibrada da construção na paisagem natural — adota uma estética integrada, usando materiais que se misturem com o entorno, e criando formas que causem o menor impacto visual possível.

Quais produtos da Roca se encaixam nesse conceito?

Diversos projetos já aplicam o conceito de arquitetura natural, desde residências a edifícios comerciais. O resultado são construções elegantes e sustentáveis, que harmonizam com o entorno.

Para isso, é preciso utilizar os materiais corretos. A Roca Cerâmica oferece diversos produtos que se encaixam com perfeição nessa proposta. A seguir, confira os principais.

Legno Rovere

Esse porcelanato com SuperFormato reproduz fielmente os tons e texturas da madeira natural. Desse modo, permite a integração harmoniosa ao ambiente natural, sem destoar da paisagem, adaptando-se totalmente ao conceito de arquitetura verde.

Cada peça mede 120cm X 250cm, e as juntas são de 2mm. Assim, ao serem aplicados em ambientes internos, criam um efeito visual de amplitude. Trata-se de um revestimento bastante versátil, que consegue enriquecer diversos estilos de decoração, como escandinavo, clássico, campestre, rústico e outros.

Mirror

O Mirror Black da Roca é outra excelente opção para compor um projeto com conceito de arquitetura natural. Isso porque sua textura, cor e veios remetem ao mármore. Sua tonalidade escura traz mais sofisticação aos ambientes, pois o contraste com outros tons cria um efeito visual único e exclusivo.

Com acabamento esmaltado e juntas de apenas 1mm, é indicado para áreas internas, mas não precisa ser limitado ao chão ou às paredes. Ele também pode ser utilizado em bancadas ou em ilhas da cozinha, nos famosos conceitos abertos que se tornaram uma forte tendência da arquitetura.

Navona

Com a série Navona, a textura clássica do Mármore Travertino é plenamente ressaltada por essa linha Roca. Esse mármore italiano, valorizado há milênios, é versátil e se adapta a diferentes estilos, desde o clássico até o moderno.

É a opção ideal para projetos de arquitetura natural que buscam durabilidade e estética atemporal. Além dessas ideias, você pode ter outros insights incríveis no Pinterest, recheado de propostas decorativas encantadoras.

Com o uso de peças ecologicamente corretas, é possível não apenas entregar cores na arquitetura harmoniosas com o ambiente, mas também, a correta utilização da estrutura para se adaptar ao máximo à arquitetura verde.

A partir da arquitetura natural, é possível integrar o homem com a natureza, atendendo às necessidades de ambos, com respeito às suas particularidades. A conclusão é que esse conceito é uma tendência cada vez mais importante e necessária para a construção moderna da paisagem urbana.

Gostou do artigo e se interessa pelo assunto? Leia outros conteúdos do blog, confira o nosso especificador virtual e baixe o nosso catálogo de lançamentos!

Compartilhe:

Relacionados